segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Gravidez na adolescência

Sabemos que muitas adolescentes estão engravidando, hoje, no Brasil. Vamos conhecer um pouco mais sobre a situação da gravidez na adolescência em nosso país:
  • Aproximadamente 27% dos partos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) no ano de 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos, isso quer dizer que a cada 100 (cem) partos, 27 foram em adolescentes, dando um total de 756.553, naquele ano.
  • Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
  • Entre 1993 e 1999 houve aumento de aproximadamente 30% do número de partos feitos no SUS em adolescentes mais jovens, entre 10 a 14 anos. Por que acontece a gravidez na adolescência?

São muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura, falta de cuidado com a prevenção. Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, pois uma gravidez indesejada, são as aquelas que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais. O que encontramos, é que na maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. Porém, não é por isso que esta gravidez não vai ser bem vinda. Quando acontecer de uma adolescente ficar grávida sem ela ter planejado, ela deve tomar todos os cuidados normais de uma gravidez planejada. Desta forma, buscar um serviço de saúde para iniciar o pré-natal, que é o acompanhamento durante toda a gestação. Devemos lembrar que o acompanhamento pré-natal é muito importante em qualquer gravidez, pois é durante o pré-natal que o/a médico/a irá acompanhar o desenvolvimento do bebê e da mãe, verificando se a gestação esta correndo tudo certo. Por isso, o controle pré-natal é muito importante para a adolescente grávida. Quanto mais cedo a adolescente começar o acompanhamento pré-natal, melhores serão os cuidados com a sua saúde e a saúde do bebê e da própria mãe.É importante lembrarmos que a adolescente não fica grávida sozinha, por isso é fundamental que os adolescentes homens também participem de todo o processo de acompanhamento desta gestação, para que assim eles também possam aprender e ajudar nos cuidados necessários durante e principalmente após a gravidez.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a penaviver um Ano Novo! Obrigada pelo carinho, e esperamos sua compania em 2010! Kisses Maureen

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS O que são as DST's? São doenças que podem ser transmitidas (passadas) através do contato sexual. Como se pega? Através do contato sexual com um/a parceiro/a contaminado/a. Quem pode pegar? Qualquer pessoa que tenha atividade sexual ativa pode se contaminar com uma DST, incluindo o HIV-Aids. No entanto, o risco é muito maior nas pessoas que trocam freqüentemente de parceiros/as sexuais e/ou que não usam a camisinha masculina ou a camisinha feminina, em todas as suas relações sexuais. Como elas podem ser percebidas? (Sintomas) Corrimento uretral Corrimento vaginal Verrugas nos genitais Úlceras (feridas, bolhas) nos genitais Irritação (queimação) Tumorações (caroços, ínguas) Assintomáticos (Às vezes não aparece sintoma externo, ou seja, por fora. Por isso é muito importante procurar um serviço de saúde no caso de uma suspeita, mesmo sem ter qualquer um desses sinais) Que conseqüências podem causar? Se não forem tratadas logo e corretamente, as DST podem deixar seqüelas (conseqüências) graves, como por exemplo o comprometimento da capacidade de ter filhos no futuro e da qualidade das relações sexuais.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A sexualidade...

  • Começa no início da vida do indivíduo e termina com sua morte;
  • É mais ampla que a genitalidade;
  • Inclui a reprodução;
  • Busca da satisfação (prazer) como princípio de equilíbrio e sustentação vital (bio-psico-social e espiritual);
  • É constituída de todos os sentimentos que somos capazes de sentir e expressar, qualificados de bons ou de ruins (alegria, tristeza, amor, ódio, solidariedade, egoísmo, inveja, desprendimento, desejo, culpa,etc);
  • É o atributo/manifestação de energia que nos torna únicos em nosso expressar e interagir físico, mental e social no mundo;
  • Acontece no corpo;
  • Tudo que sentimos e vivemos acontece no corpo;
  • Controlando o corpo se controla a sexualidade e vice-versa;
  • Controle externo do corpo, afasta a pessoa de seu próprio corpo e tira a autonomia;
  • A falta de autonomia, dificulta o auto-cuidado;
  • Aumenta a vulnerabilidade;

Instrumentos de controle: Educação repressora contínua dos desejos e sensações físicas e mentais (vigilância e controle físicos). Mecanismos geradores de culpa fundamentados em preceitos e dogmas religiosos (tabus:incesto e virgindade; pecado original, etc). (vigilância e controle mentais). Normalização da sexualidade fundamentada na concepção do sexo como meio exclusivo para a preservação da espécie (outras práticas são consideradas anormais).

Proibição do prazer Saiba que a:

"A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico."

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os órgãos genitais do homem II

Até aqui conhecemos um pouco do que podemos ver do órgão genital masculino, mas e o que não podemos ver? Quais são os órgãos que fazem parte do órgão genital masculino e de seu funcionamento? TESTÍCULOS - Os testículos se concentram dentro do saco escrotal, um de cada lado, eles são responsáveis pela produção do hormônio masculino (testosterona) e pela produção dos espermatozóides. CANAIS DEFERENTES - Os canais deferentes, que estão ligados diretamente aos testículos, através do epidídimo e ao canal da uretra, são responsáveis por levar os espermatozóides até a próstata, quando depois junto com o sêmen serão ejaculados, durante a estimulação do pênis. EPIDÍDIMO - O epidídimo, tem a função de receber e guardar os espermatozóides produzidos pelos testículos, até que sejam, liberado espaços nos canais deferentes para que eles possam sair. VESÍCULA SEMINAL - A vesícula seminal, são duas bolsas parecidas com duas amoras, responsáveis pela produção do líquido seminal. Esse líquido é depositado junto aos canais deferentes, onde junto com os espermatozóides darão origem ao sêmen. PRÓSTATA - A próstata, é uma glândula parecida com uma noz, e junto com a vesícula seminal tem a função de produção do liquido seminal (Sêmen).É importante lembrarmos que é nesta região que ocorre o câncer de próstata, por isso a importância de fazermos a prevenção procurando um serviço de saúde, principalmente os homens entre 50 e 70 anos de idade.Agora que já aprendemos e conhecemos as principais mudanças do nosso corpo, como ele se desenvolve, o órgão genital feminino e masculino; agora é a sua vez de entrar em cena e conhecer seu próprio corpo, cuidando dele e da sua saúde.Cuidar do seu corpo e da sua saúde é um direito seu. Portanto exerça-o! http://www.adolescencia.org.br

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os órgãos genitais do homem

Diferentemente das mulheres como acabamos de ver, o órgão genital masculino está praticamente todo voltado para fora, assim podemos ver o pênis e a bolsa escrotal, onde estão os testículos. Antes de conhecermos cada parte do órgão genital masculino, é importante sabermos que existe grande variação na forma e no tamanho dos órgãos genitais externos masculinos, assim como na cor, quantidade e distribuição dos pelos pubianos. Nenhuma destas variações tem qualquer relação com a virilidade; também não tem qualquer efeito sobre o desempenho sexual do homem, e nem sobre o prazer que ele pode proporcionar à mulher. Você sabia que a média do tamanho do pênis de um brasileiro adulto é de 14 centímetros? PÊLOS PUBIANOS - Os pêlos pubianos, tem a função de proteger o órgão genital, por isso a grande concentração ao seu redor. PÊNIS - O pênis é um órgão genital que tem tripla função: serve para a função sexual propriamente dita (é o órgão do prazer), serve para a reprodução, e serve para a função urinária. Essa é uma das diferenças importantes entre o homem e a mulher, pois a mulher tem órgãos diferentes para cada uma dessas funções.O pênis é coberto por uma pele fina, formando uma prega na ponta, cobrindo assim o corpo e a glande do pênis. GLANDE - A glande, também conhecida como cabeça do pênis, é a parte mais sensível do pênis, ela tem na sua ponta uma abertura por onde sai à urina ou mesmo o sêmen. BOLSA ESCROTAL- A bolsa escrotal, também conhecida como saco escrotal, tem a função de guardar dentro de si os testículos, de forma a proteger e manter os testículos em uma temperatura ideal. A bolsa escrotal, também é recoberta por pelos pelo lado de fora.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

VAMOS AGORA SABER MAIS SOBRE MENSTRUAÇÂO, CICLO MENSTRUAL E PERÍODO FÉRTIL!

MENSTRUAÇÂO - A menstruação ocorre devido à preparação do endométrio para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando isso não ocorre, essa parede começa a se descamar (soltar), saindo em forma de sangramento.É importante sabermos ainda que a menstruação pode adiantar ou atrasar, em relação à data prevista, assim como mudar o fluxo, a cor... entre uma menstruação e outra.
CICLO MENSTRUAL - O Ciclo menstrual, é o período entre uma menstruação e outra, ou seja, começa no primeiro dia da menstuação e termina um dia antes da próxima menstruação ocorrer. Assim se contarmos os dias entre uma menstruação e outra, teremos qual foi o período do ciclo menstrual. PERÍODO FÉRTIL - O período fértil, é o período em que a mulher tem uma maior chance de engravidar, esse período tem a duração de até 06 dias, sendo que a ovulação ocorre 14 dias antes do primeiro dia da menstruação seguinte. Porém não tem como prever exatamente quando essa data irá ocorrer, pois o ciclo menstrual pode variar entre um mês e outro.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Psicologia da Adolescência III

NOVELLO, Fernanda Parolari. PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: Despertar para a vida. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. p.10-187 passim. RELACIONAMENTO PAIS-FILHOS ...A ajuda precisa ser da forma mais discreta e indireta possível, para que ele encontre uma solução para seus problemas como sendo uma decisão unicamente sua. A NECESSIDADE DE DIÁLOGOSEXUALIDADE ...É preciso fazer o jovem perceber que o controle é uma virtude e que pode trazer felicidade futura. Significa maturidade e respeito para consigo e com os outros....É penoso ver o filho dar "cabeçadas", mas é a única forma de permitir que cresça. Quão profundo e verdadeiro é o provérbio: "Se o jovem soubesse, se o velho pudesse..." ALIMENTAÇÃO ...Quanto menos o adolescente for repreendido por essas atitudes (esquisitices alimentares para chamar a atenção ou chocar), melhor o relacionamento familiar. INDEPENDÊNCIA ...Para o jovem, ficam ressaltadas as falhas dos pais; não percebe que está na idade de superar o que foi negligenciado, suprindo suas necessidades mais profundas por si mesmo....Quanto à jovem, o receio maior dos pais refere-se ao aspecto sexual: "O que pode estar acontecendo com ela a esta hora da noite?" Como se sexo tivesse hora... É uma preocupação sem fundamento que, desnecessariamente, tira o sono sobretudo da mãe. VOCABULÁRIO ...como suas emoções são muito intensas, necessita de palavras de peso para poder expressar claramente seus sentimentos. Vale-se, então, dos "palavrões", pois são fortes como seus sentimentos....O uso contínuo de palavrões faz com que percam a carga pejorativa, sendo usados apenas como força de expressão. DISCUSSÕES ...Quando os jovens partem para a agressão física, tem dado ótimo resultado descontar parte da mesada dos briguentos. Nada de pensar que o agredido foi prejudicado, pois na maioria das vezes um atiça e o outro bate. Nessa fase da vida, o bolso é uma das partes mais sensíveis. Descontando dos dois, ambos procurarão um maior controle, não havendo instigador nem incitado. ...Nunca tomar partido; deixar que se entendam é a posição mais atenuante. ...Na maioria das vezes, são os próprios pais que estimulam a rivalidade entre os filhos, fazendo comparações, não respeitando o que cada um é e não avaliando as diferenças individuais. CONDUTA ...Os pais intransigentes criam problemas ao adolescente. O caminho mais acertado é apontar as vantagens e as desvantagens da conduta que o filho deseja tomar, permitindo-lhe assumir a responsabilidade de seus atos, dando-lhe liberdade de ação, respeitando sua vontade para poder ser respeitado. ...Muitas vezes o jovem sente vergonha de suas cabeçadas e necessita de um consolo que espera encontrar em casa. Humilhá-lo aumenta sua frustração, sua insegurança e acaba por gerar revolta contra os pais que não o compreendem. INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA ...Sofrendo experiências negativas, aos poucos irá aprendendo a fazer uso correto do dinheiro. SER DO CONTRA ...não considerar defeito o que pode simplesmente ser um sinal de imaturidade. Os pais não devem fazer muitas recomendações inúteis. Evitem comparar o adolescente com seus amigos e irmãos; salientar suas qualidades, estimular seus comportamentos adequados, desenvolver a confiança em si, são as atitudes mais acertadas. Os pais devem eliminar a competitividade, que só exacerba as acusações do adolescente, determinando seu ciúme e sua inveja. OSCILAÇÕES DE HUMOR ...Diante de um aborrecimento, o jovem mostra-se profundamente abatido e não esconde seu desânimo. Ai daquele que perguntar o que está acontecendo. DEPRESSÃO E ELAÇÃO ...O jovem, com receio de não ser o melhor, prefere não entrar na competição e nada fazer....mania de grandeza ... Essa mania aparece em virtude do desejo de auto-afirmação, da necessidade de atenção ou para mascarar seu sentimento de inferioridade muito forte. ...Mais uma vez o jovem precisa de muita compreensão, apoio e incentivo, a fim de que acredite em si, sinta-se seguro e não fique na dependência de comparações e desejos inatingíveis. AFETO ...O ADOLESCENTE GOSTA DE SEUS PAIS E NÃO PRETENDE MAGOÁ-LOS. PRECISA DELES AO MESMO TEMPO EM QUE PROCURA AFASTAR-SE PAR ENCONTRAR O PRÓPRIO CAMINHO. QUANDO ACEITA OS PRINCÍPIOS DOS PAIS DE MANEIRA PASSIVA, SENTE-SE INJUSTIÇADO E INCOMPREENDIDO. AGRESSIVIDADE ...Sua susceptibilidade é muito grande, principalmente porque quer acertar e fica envergonhado com seus fracassos. Por essa razão, não devem ser freqüentemente apontadas suas falhas, mas aceitas como uma forma de adquirir experiência e ulterior aprendizado, imprescindíveis para seu ajustamento sadio na vida adulta. INSEGURANÇA ...Diante de situações comuns do dia-a-dia, é bom perguntar ao filho o que deseja fazer, apresentando-lhe algumas opções viáveis, dando-lhe assim a impressão de estar fazendo o que quer. Desse modo, sua confiança irá se desenvolver paulatinamente, sem conflitos com os genitores. VALORES MORAIS E RELIGIOSOS ...O filho, ao menos momentaneamente, não mais aceita os princípios dos pais, que vêem cair por terra todos os seus esforços. Isso não é motivo de desânimo. À primeira vista, os ensinamentos podem parecer invalidados diante das contestações do adolescente, do desrespeito aos pais. A semente brota lentamente, devendo ser cultivada aos poucos; fiquem certos de que muita coisa fica dentro dele. ...Para muitos jovens, é muito difícil conciliar ciência, inteligência e religião; não conseguem compreender que todas estão na busca da verdade e que, indistintamente, se deparam com os mistérios da vida. RELACIONAMENTO SOCIAL ...É indispensável o incentivo dos pais às reuniões de adolescentes, que podem ser realizadas nas escolas, entidades religiosas, nos clubes, etc. ...O ataque aos pais surge forte e contínuo. O pai passa de herói a vítima de chacotas, está cheio de fraquezas e erros, nada sabe e é impossível uma conversa com ele. A mãe é uma ingênua, aceita tudo. O relacionamento com parentes e amigos da família é tido como insuportável; por isso, não deve ser forçado pelos pais a freqüentar reuniões familiares. Os professores, por sua vez, são todos incompetentes. ...Seu espírito crítico não suporta a falta de autenticidade em relação às pessoas: "Por que devo manter-me calado como se estivesse aprovando as pessoas, quando tenho vontade de mandá-las...?" ...É mister favorecer o entrosamento entre amigos de ambos os sexos, incentivar a participação de grupos juvenis, viagens, acampamentos e tudo aquilo que possa propiciar sua integração social. CONCLUSÃO Compreender é estar de acordo, é colocar-se no lugar do outro, no nível de seu próprio ser, para julgá-lo e entendê-lo profundamente. A comunicação entre pais e filhos, com o conhecimento sem reservas dos problemas de cada um, provocará repentinamente a busca de soluções práticas e duradouras.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Psicologia da Adolescência II

NOVELLO, Fernanda Parolari. PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: Despertar para a vida. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. p.10-187 passim. Continuação... DEVANEIO A felicidade está próxima de você em coisas pequenas e simples. Basta haver disponibilidade para percebê-la, senti-la e encontrá-la. INATIVIDADE ...Desorientado quanto a seus interesses reais, você inicia uma gama muito grande de atividades que não consegue terminar. ...A responsabilidade deixa-o angustiado, pois sente faltar segurança e experiência suficientes para agir sozinho, com pautas de condutas novas. Defronta-se com situações que até agora tinham sido resolvidas por seus pais... INSEGURANÇA ...Reaja! Sinta-se forte, afaste idéias negativas e substitua-as por idéias boas, sadias e reconfortadoras. ...Você pode combater sua insegurança e timidez por meio de leituras e cursos, conhecendo-se melhor, procurando saber o que é ter confiança em si, percebendo as razões de seus medos e ansiedades, conversando com pessoas de forte e segura formação mental, cultivando idéias positivas a seu respeito e dos outros, olhando para os adultos e lembrando-se de que todos passaram pela mesma situação; participando de grupos de jovens onde seus problemas poderão ser discutidos, encarados como normais e vistos como parte integrante de seu desenvolvimento e crescimento interior. CRISE MORAL ...Você passa a julgar severamente a hipocrisia, a mentira e a imoralidade que vê ou pensa estar vendo nos adultos. Isso ocorre porque aspira a um conhecimento absoluto e a uma posição no mundo, sendo ambos negados por aqueles que sempre conheceu como seus mais fiéis defensores: os pais. ...Se fizer uma reflexão e verificar que o grupo o "poda" porque no fundo você o incomoda, fica mais fácil levar a situação. ...O mal existe quando você prejudica seu semelhante. Tenha sempre em mente que sua liberdade vai até onde começa a do outro. ...tudo é permitido, desde que não cause prejuízo a si nem aos outros. Esta é a regra básica da moral. CRISE RELIGIOSA Pratique, antes de mais nada, os ideais da religião em casa. A verdadeira religião implica a aceitação de si próprio e de seu semelhante com profundo respeito mútuo, não importando realmente o pondo de vista religioso, mas salientando Deus como universal. ...Justamente por existirem inúmeras perguntas às quais não sabemos responder, surge a necessidade de acreditar numa força maior que possa ser responsabilizada por esses mistérios, como por exemplo a maravilhosa harmonia do universo. A esta força chamamos Deus.Não há necessidade de crer numa religião nem em seus rituais. É importante, sim, acreditar em algo superior, pois sem haver fé não existe possibilidade de construir nada.A crença em Deus é incentivo e caminho para uma vida melhor. Traz satisfação, consolo, esperança e fé, dando um sentido à existência. CRISE SOCIAL ...Comporta-se radicalmente, sem abrir-se para discussões, pois se o fizer, suas crenças caem por terra, e é obrigado a admitir que não sabe por que aceita como verdade um padrão preestabelecido. ...Você refuta, de uma só vez, todas as teorias superadas de seus pais, limitando-se a ouvi-las com ar incrédulo, esboçando um sorriso sarcástico, e até de pena, pois você é quem sabe das coisas. ...Em suas discussões, mostra-se na maioria das vezes contraditório, porém não conhece a fundo o assunto que defende, e o faz por necessidade de conhecer o ponto de vista alheio. Argumenta para poder tirar uma conclusão e esclarecer-se quanto a suas dúvidas. DROGAS ...É uma maneira de fazer o mundo perceber sua insatisfação com o ambiente em que vive. Então, fumando um cigarro de maconha ... você se sente transgredindo as leis, chocando todos, se auto-afirmando e dando asas a sua falsa liberdade. MATURIDADE ...Não use como desculpa os erros de seus pais, que podem ter sido severos ou negligentes com você. Esses erros podem ter existido e podem tê-lo influenciado, mas isso não anula sua capacidade de mudança. CONFIANÇA ...Tenha como lema a citação de Emerson: "Vencem os que acreditam poder vencer. " AMOR ...Amar significa o bem do outro, dedicar-se, unir-se, doar-se ou dar a si mesmo para tornar o outro feliz. Acontece repentinamente, sem saber como nem por quê. Você fica alegre, amável, cantarola, acha graça em tudo, observa a natureza, torna-se poético, tem súbita vontade de ajudar os menos favorecidos, enfim de fazer algo maior. Seu sorriso é diferente, o brilho no olhar e a expressão de seu rosto refletem esse grande sentimento: você está amando. ...Neste período de recíprocas incompreensões é que você irá amaduirecer, superando os obstáculos e crescendo realmente numa auto-aceitação de seu mundo adolescente. Para alcançar uma vida satisfatória para si próprio e para seu meio, basta analisar objetivamente as características de sua personalidade, suas tendências e aptidões reais, sem valorizar os sintomas passageiros da evolução. Ao conhecer seu real valor e suas dificuldades, procure com os próprios recursos realizar suas potencialidades. Assim, terá forças para vencer as dificuldades. ...Faça sobressair o que você é e possui de bom, de positivo. Assim, não necessitará da criação de uma imagem falsa e excêntrica e serão bem mais fáceis seu relacionamento com os outros e a aceitação de si. Não se escravize aos padrões sociais impostos pela sociedade e pelos colegas, seja você mesmo e goste de ser como é. Num sentido de realização pessoal, você crescerá e alcançará a maturidade mais facilmente se estiver sendo objetivo e honesto consigo mesmo. Desenvolva o hábito de não lamentar o que lhe falta, mas o de valorizar o que possui, o que tem, "sabendo ser" com auto-aceitação e confiança para alcançar o que deseja. Conduza sua vida com responsabilidade, ela é sua e depende de você torná-la cada vez melhor. Será bem mais fácil aceitar os outros como são, com suas qualidades e seus defeitos, se inicialmente você aceitar as qualidades e os defeitos próprios. Cada um pode desenvolver-se de acordo com as possibilidades próprias e com as que lhe são fornecidas pelo meio em que vive; por essa razão, quem recebeu mais deve produzir mais. Não é atacando ou agredindo que se constrói algo. ...O crescimento e a evolução sadios estão na razão direta do aproveitamento das experiências vividas. Vencer ou fracassar fazem parte do viver; afirme-se aceitando suas falhas e tirando proveito delas enquanto está na adolescência, pois só assim saberá libertar-se delas quando adulto.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vamos conhecer um pouco mais o nosso corpo II

Os órgãos genitais internos da mulher servem basicamente para a função reprodutiva, não exercendo qualquer papel importante no prazer sexual. A vagina só tem alguma sensibilidade nos primeiros 2 a 3 centímetros, na região em que está envolvida pelos músculos perivaginais. ÚTERO - O útero é o órgão oco por dentro, responsável por receber o óvulo fecundado e gerar a gravidez; ele fica posicionado próximo à bacia da mulher e tem seu formato parecido e do tamanho de uma pêra. Sua parte mais estreita está ligada com o colo do útero e a sua parte mais longa está ligada às trompas de falópio ou tubas uterinas. COLO DO ÚTERO - O colo do útero mantém a comunicação do útero com o canal da vagina, é através de uma abertura (buraquinho) que a menstruação sai e os espermatozóides entram. O colo do útero também serve como divisão do útero com a vagina. TROMPAS DE FALÓPIO - As trompas de Falópio, também conhecidas como tuba uterina, são dois tubos, um de cada lado do útero, que fazem a ligação do ovário com o útero. As suas pontas são como franjas que têm a função de agarrar o óvulo quando este é liberado pelo ovário, colocando-o dentro do tubo para que esse seja encaminhado até o útero.É nas trompas também que ocorre a fecundação, (encontro do óvulo com o espermatozóide). OVÁRIOS - Os ovários, são duas glândulas, do tamanho de uma azeitona, localizadas uma de cada lado do útero. Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios femininos (estrogênio e a progesterona), assim como a produção, armazenamento e amadurecimento dos óvulos. Os ovários começam a trabalhar a partir da primeira menstruação da mulher e se mantêm ativos até a ultima menstruação, quando a mulher entra na menopausa (ausência da menstruação). ÓVULO - O óvulo é a célula reprodutora da mulher, responsável pela fecundação. Após o óvulo ser liberado pelo ovário ele permanece com capacidade de ser fecundado por até 24 horas, perdendo sua ação após esse tempo e sendo absorvido normalmente pelo corpo, quando não fecundado. A cada ciclo menstrual, um óvulo é amadurecido e liberado pelo ovário, sendo que os ovários de alternam de forma que em cada ciclo um ovário libere o óvulo. ENDOMETRIO - O endométrio é uma mucosa que recobre a parte interna da cavidade do útero que durante o ciclo menstrual se prepara para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando não ocorre a gravidez, essa camada se desprende da parede do útero, dando origem assim a menstruação.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Maquiagem profissional

Não basta ter um kit de maquiagem maravilhoso na bolsa. Para usar os cosméticos a seu favor é preciso seguir algumas regras. Antes de tudo *Poros fechadinhos podem melhorar o visual. Por isso, antes de aplicar a base, recomenda-se passar água gelada ou fria no rosto. “A temperatura baixa ajuda na retenção da maquiagem, o resultado da maquiagem na pele fica mais interessante e a face mais bonita”. Base *O objetivo é dar igualdade à pele. Uma esponjinha ajuda no processo. *Ao redor dos olhos, o melhor é aplicar a base líquida, o pó é para o restante do rosto. *Para peles lisas, sem espinhas e com poucas marcas de expressão, a base em bastão é a mais indicada. * Para as mulheres que possuem marcas fortes e espinhas, é possível ficar com pele de bebê, passando a esponja de base líquida na base em pó e aplicar no rosto. A cor escolhida deve ser a mais próxima possível do tom da pele. * Deve-se evitar o exagero na base para não ficar extremamente artificial ou criar camadas grossas, além de estar atenta para o período de validade dos produtos. Lápis *Um truque. Puxe os olhos como se fosse uma oriental, assim se tem mais firmeza na área em que será passado o lápis. *O comum é que as mulheres preencham a pálpebra com o lápis preto. “Mas para um efeito arrasador, uma dica é usar na região final do olho, próximo ao nariz, um lápis branco, prata ou pérola. Sombra *Na pálpebra superior, próximo ao nariz, usam-se tons claros, e na região externa, tons mais escuros. Ao final, a sombra deve formar um degradê. Durante o dia a mulher deve optar por sombras claras e esquecer as sombras com brilho.. *A cor escolhida também precisa estar em harmonia com a roupa e deve-se evitar o exagero sempre. Máscara para cílios *Deve ser passado da parte interna para a externa dos cílios. Para um melhor efeito, o ideal é que sejam duas mãos, sempre esperando a primeira secar. Se a primeira mão estiver úmida poderá formar crostas e borrar a área interior dos olhos. “A aposta válida são os produtos de maquiagem à prova d’água. Eles são ótimos para evitar que a make fique borrada antes da festa chegar ao fim”. Batom *Dá mais expressão aos lábios, podendo afiná-los ou aumentá-los. Para a maquiagem ser completa, três itens devem ser observados. Cores: podem ser escolhidas de acordo com a roupa; se o quesito for à cor da pele, sugere-se: mulheres claras, no dia a dia, usem tons claros, e as de pele escura, abusem dos tons escuros. Para à noite, pode-se usar qualquer tom. Espessura dos lábios: as mulheres de lábios finos devem definir o contorno labial com um lápis para boca, que tenha a cor um tom mais quente que o usado no restante dos lábios. Assim, os lábios passam a impressão de serem maiores. Aquelas que têm lábios carnudos não devem fazer o contorno e precisam ter cuidado com o excesso de batom para não formar placas e o visual se tornar exagerado. Batom no papel: Não aperte o batom contra os lábios para não haver excessos. O batom deve dar à mulher um ar delicado e feminino sem deixá-la vulgar. Para que os lábios fiquem sequinhos e sem excesso de batom, pode-se colocar um pedaço de guardanapo entre os lábios e abrir e fechar a boca, para que saia o excedente. “O principal na hora de se maquiar é não exagerar nas cores, na quantidade de produtos e passar naturalidade”, “A maquiagem deve ser um artifício para dar um brilho a mais ao rosto feminino, sem esconder a beleza natural de cada mulher”.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

High School Musical 2 - Everyday

Everyday/Todos Os Dias

TROY: Once in a lifetime/Troy: Uma vez em sua vida;

Means there's no second chance/Quer dizer que não há segunda chance;

So, I believe that you and me/Então eu acredito que eu e você

Should grab it while we can/Devemos agarra-la enquanto podemos;

GABRIELLA:/Gabriella: Make it last forever/Fazer tudo durar para sempre

And never give it back / nunca desistir;

TROY: It’s our turn/Troy: É a nossa chance

And I’m loving where we’re at/E eu estou amando o modo como estamos;

TROY AND GABRIELLA:/Gabriella e Troy:

Because this moments really all we have/Porque este momento é realmente o que temos;

=CHORUS=/REFRÃO

TROY: Everyday of our lives,/Troy: Todos os dias das nossas vidas;

GABRIELLA: Wanna find you there,/Gabriella: quero te ter lá,

Wanna hold on tight/quero te segurar;

TROY: Gonna run/Troy: Vamos correr;

TROY AND GABRIELLA:/Gabriella e Troy:

While weÂ’re young and keep the faith/Enquanto somos jovens e manter a fé;

TROY: Everyday/Troy: Todos os dias;

TROY AND GABRIELLA:

From right now/Gabriella e Troy: A partir de agora

Gonna use our voices and scream out loud/Vamos usar as nossas vozes e gritar bem alto;

GABRIELLA: Take my hand/Gabriella: Segure minha mão;

TROY: Together we will celebrate/Troy: Juntos vamos comemorar;

GABRIELLA: Will celebrate/Gabriella: Comemorar;

TROY AND GABRIELLA: Oh, Everyday/Gabriela e Troy: Oh!Todos os dias!

GABRIELLA: They say that you should follow/Gabriella: Eles dizem que você devia seguir;

TROY: And chase down what you dream/Troy: E correr atrás dos teus sonhos;

GABRIELLA: But if you get lost and lose yourself/Gabriella: Mas e se você se perder e perder a você mesmo;

TROY: What does is really mean?/Troy: O que isso realmente significa?

GABRIELLA: No matter where we’re going/Gabriella: Não importa para onde vamos;

TROY: Ooh yeah, it starts from where we are/Troy: Começa de onde estamos;

GABRIELLA: There’s more to life/Gabriela: Há mais a viver

TROY AND GABRIELLA: When we listen to our hearts/Troy e Gabriella: Quando ouvimos o nosso coração,

And because of you, I’ve got the strength to start/e por sua causa tenho forças,forças para começar!

TROY AND GABRIELLA: Yeah, yeah, yeah!/Troy e Gabriella: Yeah, yeah, yeah!

=CHORUS=/REFRÃO

TROY AND GABRIELLA:/Troy e Gabriella:

Everyday of our lives, wanna find you there,/Todos os dias das nossas vidas,quero te ter lá,

GABRIELLA: Wanna hold on tight/Gabriella: quero te segurar!

TROY AND GABRIELLA: Gonna run while we’re young/Troy e Gabriella: Vamos correr enquanto somos jovens

And keep the faith./E manter a fé!

TROY AND GABRIELLA: Everyday/Troy e Gabriella: Todos os dias

TROY: From right now,/Troy: A partir de agora,

TROY AND GABRIELLA: Gonna use our voices/Troy e Gabriela: Vamos usar as nossas vozes

And scream out loud, take my hand/E gritar bem alto, segure minha mão,

GABRIELLA: Together/Gabriella: Juntos

TROY AND GABRIELLA: We will celebrate/Troy e Gabriella: Vamos comemorar!

GABRIELLA: Oh, Everyday/Gabriella: Oh!Todos os dias!

BRIDGE:/BRIDGE:

TROY: We’re taking it back,/Troy: Nós vamos trazer de volta,

We’re doing it here together/nós vamos fazer isso juntinhos

GABRIELLA: It’s better like that/Gabriella: É melhor desta maneira

And stronger now than ever/E mais forte agora do que nunca!

TROY: We’re not gonna lose./Troy: Nós não vamos perder.

TROY AND GABRIELLA: 'Cause we get to choose/Troy e Gabriella: Porque nós temos que escolher That’s how it’s gonna be/É assim que tem de ser!

CHORUS:/REFRÃO:

TROY: Everyday of our lives,/Troy: Todos os dias de nossas vidas;

GABRIELLA: Wanna find you there, wanna hold on tight./Gabriella: Quero te encontrar lá, quero te segurar;

TROY: Gonna run while we’re young/Troy: Vamos correr enquanto somos jovens ;

TROY AND GABRIELLA: And keep the faith/Troy e Gabriella: E manter a fé!

Keep the faith!!!/Manter a fé!

TROY AND GABRIELLA AND OTHERS:/Troy, Gabriella e Todos:

Everyday of our lives,/Todos os dias de nossas vidas,

Wanna find you there, wanna hold on tight/Quero te encontrar lá, quero te segurar

Gonna run while we’re young/Vamos correr enquanto somos jovens

And keep the faith./E manter a fé!

TROY AND GABRIELLA AND OTHERS:/Everyday Troy, Gabriella e Todos: Todos os dias

TROY: Everyday/Troy: Todos os dias

GABRIELLA: From right now,/Gabriella: A partir de agora,

TROY: From right now/Troy: a partir de agora

Gonna use our voices and scream out loud/Vamos usar as nossas vozes e gritar bem alto

TROY: Take my hand;/Troy: Segure minha mão

GABRIELLA: Take my hand/Gabriella: Segure minha mão

TROY: Together we/Troy: Vamos juntos

TROY AND GABRIELLA: Will celebrate/Troy e Gabriella: Comemorar

TROY: Everyday!/Troy: Todos os dias

GABRIELLA: Everyday!/Gabriella: Todos os dias

TROY: Yeah!/Troy: Yeah

domingo, 15 de novembro de 2009

Psicologia da Adolescência I

NOVELLO, Fernanda Parolari. PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: Despertar para a vida. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. p.10-187 passim. ...situações confusas ... são passageiras...... Você se sente diferente por causa da cobrança do grupo social, que valoriza o que é igual como critério de normalidade. Essa valorização muito forte do igual deve-se ao fato de que, na realidade, incomoda ver uma pessoa com características diferentes, pois sua existência traz uma séria pergunta: "Quem é melhor, ele ou eu?" ...Uma vez que todo o grupo de colegas passa a fazer o mesmo, terão aliviado a própria culpa (os que folgam).Não é pelo fato de uma atitude estar generalizada que significa que ela é natural e, muito menos, uma norma de conduta. ...Tudo o que acontece precocemente acaba por desempenhar papel decisivo na personalidade, a qual pode vir a sofrer alterações significativas que a acompanharão por toda a vida. ...Não há crescimento sem uma crise anterior. Esta faz parte de todo amadurecimento e aparece em diferentes momentos da vida, devendo sempre ser enfrentada e superada. DESOBEDIÊNCIA Diante de um pedido, deixa transparecer claramente sua má vontade, seu aborrecimento, seu desgosto, fazendo questão de deixar bem claro que se considera vítima de uma injustiça e que a ordem dada é absolutamente indigna de sua pessoa. MENTIRA ...o respeito é a base do bom relacionamento ... a autenticidade deve ser praticada desde a infância, procurando-se uma solução para os problemas, não fugindo deles. INVEJA Quando começar a sentir ciúme, aceite que está admirando o outro e até diga-lhe isto, elogiando-o. Assim, em vez de hostilidade, você estará cultivando fraternidade. AGRESSIVIDADE ...Você ... sente-se hostilizado pelo meio, quando é você quem o hostiliza. ...Para evitar ser dominado pela agressividade, experimente, após a explosão, perceber o ridículo e o irracional desse comportamento. Aos poucos, você irá se controlando. ...Comumente você joga seus pareceres, nem sempre verdadeiros, para, por meio das afirmações alheias, assegurar suas próprias teorias. Em outras palavras, agride ferozmente o outro para que ele, ao se defender, mostre suas crenças por meio de fundamentos e argumentos. Você, então, ouve atentamente tudo e começa a construir o seu sistema de valores. ...Seria muito mais fácil pedir ao adulto que explique o porquê de suas convicções.

sábado, 14 de novembro de 2009

Moda verão 2009 Fuzzy!

A Fuzzy é assim descolada, elegante, confortável, enfim, Fuzzy é você bem vestida para passear com as amigas ou para a balada!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vamos conhecer um pouco mais sobre o nosso corpo!

Vamos conhecer um pouco mais sobre o nosso corpo! Após conhecermos como se dá o desenvolvimento do corpo, as principais mudanças no menino e na menina, vamos agora conhecer um pouco mais sobre os órgãos genitais de cada um, já que a principal diferença entre meninos (homens) e meninas (mulheres), são os órgãos genitais. Os órgãos genitais da mulher Quando falamos do órgão genital feminino, logo lembramos que não podemos vê-los, pois ficam praticamente todo dentro da mulher, o que conseguimos ver é apenas o que chamamos de vulva.

A maioria das mulheres não foram acostumadas a olhar, conhecer, tocar e a sentir seu órgão genital, uma das áreas mais sensíveis do corpo e que está diretamente ligado ao prazer sexual da mulher. Por isso é fundamental que eles sejam bem conhecidos.

PÊLOS PUBIANOS - Os pêlos pubianos, tem a função de proteger o órgão genital, por isso sua grande concentração em cima da vulva e ao seu redor.GRANDES LÁBIOS - Os grandes lábios são as duas pregas de pele que protegem a região do canal da vagina, uretra e clitóris.

PEQUENOS LÁBIOS - Os pequenos lábios também são duas pregas de pele menores e mais fechadas que protegem a região do canal da vagina, uretra e clitóris. VAGINA - A vagina é um canal de mais ou menos 7 a 9 cm, e tem sua abertura para fora do corpo e seu fundo está ligado ao colo do útero. Se colocarmos o dedo dentro da vagina, perceberemos que ela é toda enrugada e elástica, pois na hora da relação sexual essa elasticidade servirá para que ela se adapte ao tamanho do pênis. Outra mudança que ocorre na vagina na hora da relação sexual, é que durante a excitação ela se lubrifica, ficando assim molhada, o que facilita na hora da penetração. CANAL DA URETRA - A uretra é o canal que sai da bexiga e tem sua abertura entre o clitóris e a entrada da vagina. É através da uretra que a mulher urina. CLITÓRIS - O clitóris é o órgão do prazer sexual. Ele fica quase todo escondido dentro do corpo, e somente a sua ponta (chamada glande) aparece na vulva.

A glande do clitóris é extremamente sensível à estimulação suave, superficial, enquanto que o corpo clitoriano responde a estímulos mais profundos, de pressão ou fricção. Os bulbos esponjosos do vestíbulo formam um coxim que forra a parte inferior da vagina, e são razoavelmente sensíveis à pressão. As raízes do clitóris são estruturas de fixação do órgão ao osso, e não têm papel importante na sensibilidade. Os músculos perivaginais formam uma espécie de assoalho da pelve, e têm importante participação na função sexual.

O bom condicionamento dessa musculatura pode favorecer a qualidade e a intensidade tanto da excitação sexual como do orgasmo. DICA SAUDÁVEL!

Contraia os músculos perivaginais (da mesma forma que se segura à urina) mantendo a contração por 3 segundos e depois relaxe.Repita esse exercício por 20 vezes e descanse por 1 minuto(20 contrações = 1 série).

Comece fazendo 2 séries por dia (40 x ao dia) durante uma semana, e vá aumentando gradativamente até chegar a 5 séries por dia (100 x ao dia).Mantenha os exercícios regularmente, todos os dias, por 3 meses. Isso ajuda a mulher a exercitar os músculos perivaginais.

domingo, 8 de novembro de 2009

Por que os adolescentes mudam de habitos com frequencia?

Não só os adolescentes mas qualquer pessoa em geral muda de hábitos durante a vida. A adolescência é um período de descobertas, experiências novas etc. É comum que os/as jovens troquem de hábitos de acordo com a sensação adquirida em cada vivencia. Não há nada de errado com isso, muito pelo contrario, favorece que este adolescente tenha uma percepção de mundo mais generalizada, favorecendo suas relações e contribuindo para seu crescimento.

sábado, 7 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dicas - maquiagem

Para dar uma aparência mais saudável, o maquiador Wilson Eliodório diz que o ideal é aplicar o blush em W. A aplicação é feita na diagonal a partir da raiz do cabelo. E ele ensina: “O segredo é desenhar a letra W no rosto, começando pela altura da orelha. Parece complicado, mas é simples. O único cuidado é dar as pinceladas suavemente, para não ficar marcado”. A outra dica é para quem quer dar um toque no make e realçar a cor da sombra, além de levantar o olhar. A dica é aplicar em cima da sombra um gloss transparente. Que fará o visual mais moderno e diferente.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Adolescência: as mudanças das meninas!

Conhecendo as principais mudanças no Menina! Nas meninas, as principais mudanças também irão ocorrer por volta dos 11, 12 anos de idade, quando as meninas também entram na adolescência, Assim como os meninos, a partir daqui o corpo da menina também começa a se desenvolver e ganhar novas formas. As principais mudanças que ocorrem são: As mamas começam a crescer e desenvolverem A cintura começa a ficar mais fina; O quadril se desenvolve; Começa a crescer os pelos das axilas e da região pubiana; O crescimento em altura se acelera; Entre os 12 e 13 anos acontece a primeira menstruação, chamada de "menarca" (lembrando que isto pode ocorrer antes ou depois dessa idade, pois a menarca varia de adolescente para adolescente); Desenvolvimento dos órgãos genitais: A vagina fica com a parede mais espessa; O útero aumenta de tamanho; Aumenta a irrigação sanguínea do clitóris; A bacia óssea se desenvolve; A voz começa a afinar. Desta forma essas mudanças marcam a passagem de criança para adolescente, e que mais tarde passará por mais algumas mudanças chegando à idade adulta.

Agora é IMPORTANTE lembrarmos que essas mudanças não ocorrem de forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e tempo para que ocorra o desenvolvimento de seu corpo.

site vivendo a adolescência

domingo, 1 de novembro de 2009

Shorts têm a cara do verão

A temperatura sobe e os comprimentos diminuem. Se essa é a máxima do verão, os shorts são uma das melhores pedidas pra enfrentar o calor com muito estilo: com uma sandália ou sapato baixo são ótimos pro dia; com um salto poderoso, estão prontos para a noite. Mas, dá para usá-los em qualquer ocasião? A stylist Manu Carvalho acha que não. “O short está ligado a uma situação mais informal e deve ser usado de acordo com certas regras de adequação. Festas e trabalhos geralmente são lugares vetados para a peça”, explica. Agora, se você não pretende usar seu shortinho em nenhuma dessas ocasiões, invista sem medo. E não existe esse papo que depois de uma certa idade, não pode, viu? Quem determina isso é você e seu senso de conforto. “O termômetro de um short não é a idade, é o bom senso. Se você está com um corpo legal, a perna em dia e está confiante, pode tudo”, completa Manu, que também ensina que meia-calça não combina com o verão. “Hoje, com tanta informação e recursos disponíveis, não há desculpas para não estar com as pernas bonitas”, diz. Nada melhor do que exibir as pernas numa balada, não é? Nessa hora, o segredo é escolher bem o material e a modelagem dos shorts. “Você não pode ir com uma peça de brim branco desfiado. Tem que ser um short mais elaborado”, ensina Manu. Acessórios grandes e maquiagem caprichada complementam o visual. Nos pés, você pode ir tanto com uma rasteira “feita com materiais nobres”, como explica Manu, ou um salto. Aqui cabe mais um toque: “quanto maior o salto, menor a bolsa”, brinca a stylist. Dicas dadas, agora é com você: se jogue nesse look super verão e arrase! fonte: http://www.moda.ig.com.br/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Adolescência: as mudanças dos meninos!

Conhecendo as principais mudanças no Menino! As principais mudanças que ocorrem no corpo do menino, começam a acontecer por volta dos 11, 12 anos de idade, quando entramos adolescência. A partir dai, o corpo do menino começa a se desenvolver mais ou menos nesta ordem:Desenvolvimento dos testículos; Crescimento dos pelos pubianos; O pênis cresce em diâmetro e comprimento; Começa a crescer os pelos do rosto (barba), nas axilas e por todo o corpo; Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade); Crescimento da laringe; A voz começa a engrossar Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento"). Desta forma essas mudanças marcam a passagem de criança para adolescente, e que mais tarde passará por mais algumas mudanças chegando à idade adulta.

Agora é IMPORTANTE lembrarmos que essas mudanças não ocorrem de forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e tempo para que ocorra o desenvolvimento de seu corpo.

site vivendo a adolescência

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dica de Maquiagem para Halloween

O Halloween é uma data que fascina todas as pessoas, principalmente as crianças, além das fantasias de halloween, a maquiagem para o halloween é de grande importância, pois deixa a fantasia mais perfeita. Use a criatividade para fazer a maquiagem, se você não quer gastar muito dinheiro, você pode usar sombras e alguns produtos de beleza. Para as crianças não é aconselhável usar tintas perto dos olhos, caso aconteça irritações ou coceiras, utilize um sabonete infantil para lavar o local. Veja algumas fotos de maquiagem para halloween:

Maquiagem para Halloween sangue

Maquiagem para Halloween boca

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pincéis auxiliam numa boa maquiagem

Para uma boa maquiagem, além dos produtos certos para a sua pele, você também precisa de pincéis para poder auxiliar você a aplicar corretamente o batom, a sombra e o pó, por exemplo. Você precisa ter, pelo menos, um kit básico de pincéis, que deve conter: Pincel de Blush, Pincel Delineador de Olhos, Pincel para Sombra, Pincel de Lábios, Escova e Pente para Sobrancelhas, Aplicador de Sombra, Pincel para Pó Facial e o Pincel Chanfrado para Sombra. Mas pensando em aprimorar ainda mais, a Prada lançou agora mais três pincéis: o Pincel Leque, Pincel Base e Corretivo e o Pincel Máscara para Cílios. E para que cada um serve: Pincel Leque – Projetado para remover o excesso de sombra que fica abaixo dos olhos e também para a aplicação de iluminadores, causando um efeito difuso e natural. Pincel Base e Corretivo – Elaborado com fios sintéticos de alta qualidade, deve ser usado para a aplicação de bases líquidas ou cremosas, proporcionando um resultado homogêneo e suave. Pincel Máscara para Cílios – Ideal para uma aplicação mais eficiente do rímel e, graças a seu formato anatômico, define os cílios e pode ser usado tanto na parte superior como na inferior dos olhos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Halloween

Fontes: Padre Augustine Thompson, O.P., da Universidade da Virginia, EUA.http://www.halloween.com/Lista Luteranos Brasil. A festa como atualmente a conhecemos origina-se dos Estados Unidos, e tem como características:- fantasiar-se - podem ser fantasias assustadoras, como fantasmas e bruxas ou animais e personagens de contos infantis.- "gostosura ou travessura" - bater de porta em porta, pedindo doces.- lanternas esculpidas em abóboras. Origens da Festa e da data 31 de outubroOs celtas irlandeses comemoravam essa data desde o século cinco antes de cristo no Festival de Samhaim - também conhecida como o Dia das Almas - quando festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas. De acordo com os celtas a data reunía as almas de todos os que haviam morrido durante o ano para serem apresentadas ao deus Sol como agradecimento à colheita.Também para os Druidas, antigos sacerdotes da Gália e da Bretanha, o ano novo começava em 1º de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar suas experiências, para celebrar o final do verão e da sua fertilidade e pedir que as chamas do fogo ajudassem o sol no inverno. Mas, há também origens cristãs/católicas para esta festa:Em 741 a Festa de Todos os Santos foi transferida, pelo Papa Gregóio III, de 13 de maio para 1º de novembro, dia da consagração da Capela de Todos os Santos, em São Pedro, Roma; e tornada obrigatória nos anos 840, pelo Papa Gregório IV.O dia anterior, 31 de outubro, era, portanto, a vigília ou "Véspera de Todos os Santos" (All Hallows Eve ou Hallowe'en). Em 998 São Odilo, abade do poderoso monastério de Cluny no sul da frança, adicionou a celebração de 2 de novembro, dia de orar pelas almas de todos os fiéis falecidos. Esta Festa, chamada "Dia de Todas as Almas - All Souls Day" (no Brasil: Dia de Todos os Mortos ou Finados). Assim, os católicos tinham festas para todos os que estava no céu (Todos os Santos: 1.11) e todos os que estavam no purgatório (Todos os Mortos: 2.11). Parece que então, alguns camponeses irlandeses católicos começaram a se preocupar com as almas que já haviam sido condenadas ao inferno. Com medo que estas almas se vingassem da falta de festas para elas, estes camponses passaram a bater panelas para "celebrar" as almas no inferno, no dia anterior a Todos os Santos. Assim, pelo menos na Irlanda, todas as almas passaram a ser lembradas, embora o clero não aprovasse ou incluísse a festa por todos os condenados no calendário da igreja. Fantasiar-se Este costume apareceu na França nos séculos 14 e 15.A Europa no final da idade média foi atingida por diversas epidemias de peste bubônica - a peste negra - e perdeu quase metade de sua população. Por isso, as pessoas se tornaram mais preocupadas com a vida após a morte. Mais missas passaram a ser celebradas no Dia de todos os mortos, e representacoes artísticas eram preparadas para lembrar as pessoas de sua própria mortalidade. Nós conhecemos estas representações como "danse macabre" ou "dança da morte" que era comumente pintada nas paredes dos cemitérios, mostrando o diabo guiando uma fila de pessoas - papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc.. - para as tumbas. Algumas vezes a dança era apresentada no dia de todos os mortos como uma representação viva, com pessoas vestidas e fantasiadas mostrando diversos estágios de vida. Estas representações ainda se refletem hoje, no modo como o dia de Todos os Mortos - ou Finados - é celebrado em alguns países da América Latina (de origem hispânica), onde as pessoas fazem desenhos nas tumbas e decoram os cemitérios com figuras macabras. Mas os franceses se fantasiavam no dia de Todos os Santos, não na véspera (Halloween); e os irlandeses não tinham este hábito. Como estas 2 coisas se tornaram uma só? Provavelmente os costumes se misturaram através dos muitos casamentos católicos entre irlandeses e franceses na colônia britânica na América do Norte nos anos 1700. Gostosura ou travessura Gostosura ou travessura (treat or trick) é provavelmente a mais estranha das adições americanas à festa de Halloween e uma contribuição involuntária dos católicos ingleses. Durante o período de perseguição (anos 1500 a 1700) na inglaterra, os católicos não tinham nenhum direito legal. Eles não podiam realizar cultos e eram submetidos a multas, prisão e taxas pesadas. Era ofensa capital rezar missa, e centenas de padres foram martirizados. Eventualmente, católicos ingleses resistiam, algumas vezes tolamente. Um dos atos mais tolos de resistencia foi a conspiração para explodir o rei protestante, James I, e o seu parlamento, a pólvora. Esta conspiração, pensava-se, dispararia um levante católico contra os opressores protestantes. Porém a mal preparada conspiração a base de pólvora deu para trás em 5 de novembro de 1605, quando o homem que guardava a pólvora, um descuidado convertido chamado Guy Fawkes, foi capturado e preso. Ele foi enforcado e a conspiração dissolveu-se. 5 de novembro, Dia de Guy Fawkes, passou a ser uma grande festa na Inglaterra, e ainda o é hoje. Durante os anos de perseguição, bandos de foliões vestiam máscaras e visitavam católicos na calada da noite, exigindo cerveja e bolos para suas festas: Gostosura ou travessura (treat or trick)! O Dia de Guy Fawkes chegou às colônias da América com os primeiros colonos ingleses. Mas quando da independência americana, o velho rei James I e Guy Fawkes já haviam sido esquecidos. "Gostosura ou travessura", no entanto, era muito divertido para ser abandonado, e eventualmente, mudou para o dia 31/10, dia dos mascarados irlandeses-franceses. Halloween A mistura de várias tradições dos imigrantes que conhecemos por Halloween se estabeleceu no calendário americano no início dos anos 1800. O festival americanos aos poucos está entrando na Europa e alguns países das Américas Central e do Sul, neste início do século XXI, mas ainda não é amplamente aceito.A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo "treats or tricks" - gostosuras ou travessuras. A animação é tanta que dia 31 de outubro é feriado nos Estados Unidos e o comércio registra alto volume de vendas, superado somente pelo da época de Natal. Bruxas A palavra inglesa witch (bruxa, feiticeira) é derivada da palavra anglo-saxônica wicce e da alemã wissen (saber, conhecer) e wikken (adivinhar). O termo, em português, vem da expressão latina plus sciat ("que sabe mais"). As bruxas nada mais eram do que mulheres sábias, que conheciam as ervas medicinais para a cura das enfermidades do vilarejo, e estavam aptas para realizar partos e preparar os ungüentos medicinais.Para as bruxas, os dias 2 de fevereiro e 31 de outubro têm um significado muito especial. Nesses dias, o deus que representava a natureza (dotado de chifres em sinal de poder) saía da infância para ingressar na adolescência, tornando-se jovem e aventureiro (símbolo do alce nas pinturas alquimistas). Nestes dias, as mulheres homenageavam a deusa Gaia (terra) em sintonia com esse deus (fecundo) para obter cada vez mais conhecimento, gerar filhos saudáveis e criar entendimentos entre os familiares. Em alguns locais, estas mulheres tinham também como companheiro inseparável o gato preto. Nos EUA, a indústria de cartões (fabricantes de cartões de "feliz Natal" etc..) adicionou bruxas, no final dos anos 1800, aos cartões para celebrar a festa de Halloween. Embora os cartões não tenham sido um sucesso, as bruxas permaneceram associadas à festa. Lanterna de Abóbora O uso da abóbora iluminada (Jack o' lantern) no dia de Halloween surgiu de uma lenda irlandesa e foi introduzida nos EUA no final dos anos 1800, por folcloristas.Diz a lenda que um homem chamado Jack, após sua morte, foi proibido de entrar no paraíso, porque quando vivo era sovina, e as portas do diabo lhe foram fechadas, porque teria feito o diabo de bobo. Sem ter para onde ir, foi condenado a andar na escuridão. Implorou para o demônio que acendesse brasas para iluminar seu caminho e, desta forma, foi lhe entregue um pedaço de carvão incandescente. Para proteger a luz, Jack colocou o carvão dentro de um buraco de nabo. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos no campo, mas abóboras em abundância, fazendo a substituição.

domingo, 25 de outubro de 2009

A moda feminina do verão 2009

Saiba aqui o que será tendência para a próxima estação, o que sai de cena, o que volta com força total e aquilo que você não pode deixar de ter no seu guarda-roupa. Muito branco: O branco aparece em tudo. Vestidos, macacões, acessórios... Looks monocromáticos e iluminados roubam o lugar do pretinho básico. No verão 2009 será a vez do “branquinho básico”, puro luxo! Vestidos: Os vestidos continuam em alta. Dessa vez não tão micros, porém curtos e mais evasês. Os muito justos saem de cena e balonês permanecem, mas com menos força. Os longos também têm seu lugar ao sol na forte influência hippie dos anos 70 que apareceram nos desfiles. Hit do verão: O macacão vem com tudo. Em estampas, cores e texturas variadas. Aparece em versões largas, de modelagem ampla. Podem ser complementados com rasteirinhas durante o dia e saltos (que alongam a silhueta) para arrasar durante a noite. Super feminina: rendas, babados, laços e flores em tecido voltam dando um clima romântico em looks que parecem ter saído de contos de fadas. Use e abuse do seu lado mais girlie. Para dar um ar um pouco mais rock’n roll e menos “frufru”, combine vestidos de rendas com ankle boots, cintos com tachas e botas. Estampas florais, geométricas e tie-dye fazem a festa na próxima estação dividindo a cena com tons pastéis e amarronzados. A cintura baixa volta sem medo de ser feliz em shorts, bermudas e calças mais ajustadas, mas as pantalonas também circulam por aí... O que se viu foi uma forte democratização da moda. Tem para todos os gostos e estilos. Looks reais que podem sair das passarelas direto para os armários sem precisar de tempo para serem assimilados ou readaptados. Examine seus armários, faça a sua listinha e boas compras! Fonte: http://bbel.uol.com.br

sábado, 24 de outubro de 2009

Adolescência: o corpo

Quando somos crianças nosso corpo parece não ter diferença de menino para menina; a única diferença que percebemos nessa idade são os órgãos genitais, que na maioria das vezes chamamos por outros nomes. Na adolescência nosso corpo começa a mudar, e muitas vezes ficamos preocupados/as com essas mudanças. Não sabemos muito bem o que está acontecendo. As mudanças não acontecem somente no nosso corpo, muita coisa começa muda!!! A fase de criança começa a se despedir quando percebemos que o nosso corpo está mudando, ou seja, começamos a crescer, o corpo se modifica, os pelos começam a aparecer, e sem sabermos porque começamos a sentir vergonha de muitas dessas mudanças... Mas, por que todas essas mudanças acontecem? Essas mudanças acontecem por causa dos hormônios, substâncias que temos em nosso corpo, que são "mensageiros químicos" que determinam onde e como nosso corpo vai se modificar e/ou crescer. Assim, os hormônios de crescimento, são tão importantes quando os hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona produzidos pelo ovário da mulher, e a testosterona, produzido no testículo, do homem. Além disso, outras partes do nosso corpo também produzem outros hormônios que estão também envolvidos com essa transformação. Por exemplo, a hipófise, que é uma pequena glândula localizada no nosso cérebro, que produz alguns hormônios que, por sua vez, enviam mensagens para os ovários na mulher e para os testículos no homem para que eles comecem a produzir os hormônios sexuais e assim amadurecer os óvulos na mulher e a produzir espermatozóides no homem. Ainda existem outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, que também ajudam na transformação do nosso corpo de criança para adolescente. Há também outras substâncias que participam dessas transformações e que não são hormônios - são os neurotransmissores, que são substâncias que têm a função transmitir os impulsos nervosos de um hormônio a outro.Todos esses hormônios e substâncias químicas vão fazer com que o nosso corpo comece a mudar e ganhar novas formas.

site vivendo a adolescência.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dicas - maquiagem

Antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo de limpeza, esfoliação e hidratação da pele: A limpeza é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade; A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia; O hidratante deve ser de preferência com filtro solar. Logo após o hidratante, para deixar a pele mais bonita, fixar melhor a maquiagem e tirar o brilho, uma boa dica é o uso do primer. Para maiores informações acesse: Primers Cuidados Especiais para Peles Oleosas Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo. Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem. Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada. Como Aplicar a Maquiagem 1. Base Facial Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto. 2. Corretivos Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas. 3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido) A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara". A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha. 4. Sombra Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos. A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais. 5. Delineador Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos. Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel. Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno. 6. Rímel Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los. Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes. 7. Blush Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto. Se quiser "alargar" seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto. 8. Batom Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom. Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos. Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos. 9. Limpeza da maquiagem Não se esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar. O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem.Caso não tenha o demaquilante, use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o excesso e depois use um tônico facial. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele. E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação.