sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Psicologia da Adolescência II
NOVELLO, Fernanda Parolari. PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: Despertar para a vida. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. p.10-187 passim.
Continuação...
DEVANEIO
A felicidade está próxima de você em coisas pequenas e simples. Basta haver disponibilidade para percebê-la, senti-la e encontrá-la.
INATIVIDADE
...Desorientado quanto a seus interesses reais, você inicia uma gama muito grande de atividades que não consegue terminar.
...A responsabilidade deixa-o angustiado, pois sente faltar segurança e experiência suficientes para agir sozinho, com pautas de condutas novas. Defronta-se com situações que até agora tinham sido resolvidas por seus pais...
INSEGURANÇA
...Reaja! Sinta-se forte, afaste idéias negativas e substitua-as por idéias boas, sadias e reconfortadoras.
...Você pode combater sua insegurança e timidez por meio de leituras e cursos, conhecendo-se melhor, procurando saber o que é ter confiança em si, percebendo as razões de seus medos e ansiedades, conversando com pessoas de forte e segura formação mental, cultivando idéias positivas a seu respeito e dos outros, olhando para os adultos e lembrando-se de que todos passaram pela mesma situação; participando de grupos de jovens onde seus problemas poderão ser discutidos, encarados como normais e vistos como parte integrante de seu desenvolvimento e crescimento interior.
CRISE MORAL
...Você passa a julgar severamente a hipocrisia, a mentira e a imoralidade que vê ou pensa estar vendo nos adultos. Isso ocorre porque aspira a um conhecimento absoluto e a uma posição no mundo, sendo ambos negados por aqueles que sempre conheceu como seus mais fiéis defensores: os pais.
...Se fizer uma reflexão e verificar que o grupo o "poda" porque no fundo você o incomoda, fica mais fácil levar a situação.
...O mal existe quando você prejudica seu semelhante. Tenha sempre em mente que sua liberdade vai até onde começa a do outro.
...tudo é permitido, desde que não cause prejuízo a si nem aos outros. Esta é a regra básica da moral.
CRISE RELIGIOSA
Pratique, antes de mais nada, os ideais da religião em casa. A verdadeira religião implica a aceitação de si próprio e de seu semelhante com profundo respeito mútuo, não importando realmente o pondo de vista religioso, mas salientando Deus como universal.
...Justamente por existirem inúmeras perguntas às quais não sabemos responder, surge a necessidade de acreditar numa força maior que possa ser responsabilizada por esses mistérios, como por exemplo a maravilhosa harmonia do universo. A esta força chamamos Deus.Não há necessidade de crer numa religião nem em seus rituais. É importante, sim, acreditar em algo superior, pois sem haver fé não existe possibilidade de construir nada.A crença em Deus é incentivo e caminho para uma vida melhor. Traz satisfação, consolo, esperança e fé, dando um sentido à existência.
CRISE SOCIAL
...Comporta-se radicalmente, sem abrir-se para discussões, pois se o fizer, suas crenças caem por terra, e é obrigado a admitir que não sabe por que aceita como verdade um padrão preestabelecido.
...Você refuta, de uma só vez, todas as teorias superadas de seus pais, limitando-se a ouvi-las com ar incrédulo, esboçando um sorriso sarcástico, e até de pena, pois você é quem sabe das coisas.
...Em suas discussões, mostra-se na maioria das vezes contraditório, porém não conhece a fundo o assunto que defende, e o faz por necessidade de conhecer o ponto de vista alheio. Argumenta para poder tirar uma conclusão e esclarecer-se quanto a suas dúvidas.
DROGAS
...É uma maneira de fazer o mundo perceber sua insatisfação com o ambiente em que vive. Então, fumando um cigarro de maconha ... você se sente transgredindo as leis, chocando todos, se auto-afirmando e dando asas a sua falsa liberdade.
MATURIDADE
...Não use como desculpa os erros de seus pais, que podem ter sido severos ou negligentes com você. Esses erros podem ter existido e podem tê-lo influenciado, mas isso não anula sua capacidade de mudança.
CONFIANÇA
...Tenha como lema a citação de Emerson: "Vencem os que acreditam poder vencer. "
AMOR
...Amar significa o bem do outro, dedicar-se, unir-se, doar-se ou dar a si mesmo para tornar o outro feliz. Acontece repentinamente, sem saber como nem por quê. Você fica alegre, amável, cantarola, acha graça em tudo, observa a natureza, torna-se poético, tem súbita vontade de ajudar os menos favorecidos, enfim de fazer algo maior. Seu sorriso é diferente, o brilho no olhar e a expressão de seu rosto refletem esse grande sentimento: você está amando.
...Neste período de recíprocas incompreensões é que você irá amaduirecer, superando os obstáculos e crescendo realmente numa auto-aceitação de seu mundo adolescente. Para alcançar uma vida satisfatória para si próprio e para seu meio, basta analisar objetivamente as características de sua personalidade, suas tendências e aptidões reais, sem valorizar os sintomas passageiros da evolução. Ao conhecer seu real valor e suas dificuldades, procure com os próprios recursos realizar suas potencialidades. Assim, terá forças para vencer as dificuldades.
...Faça sobressair o que você é e possui de bom, de positivo. Assim, não necessitará da criação de uma imagem falsa e excêntrica e serão bem mais fáceis seu relacionamento com os outros e a aceitação de si. Não se escravize aos padrões sociais impostos pela sociedade e pelos colegas, seja você mesmo e goste de ser como é. Num sentido de realização pessoal, você crescerá e alcançará a maturidade mais facilmente se estiver sendo objetivo e honesto consigo mesmo. Desenvolva o hábito de não lamentar o que lhe falta, mas o de valorizar o que possui, o que tem, "sabendo ser" com auto-aceitação e confiança para alcançar o que deseja. Conduza sua vida com responsabilidade, ela é sua e depende de você torná-la cada vez melhor. Será bem mais fácil aceitar os outros como são, com suas qualidades e seus defeitos, se inicialmente você aceitar as qualidades e os defeitos próprios. Cada um pode desenvolver-se de acordo com as possibilidades próprias e com as que lhe são fornecidas pelo meio em que vive; por essa razão, quem recebeu mais deve produzir mais. Não é atacando ou agredindo que se constrói algo.
...O crescimento e a evolução sadios estão na razão direta do aproveitamento das experiências vividas. Vencer ou fracassar fazem parte do viver; afirme-se aceitando suas falhas e tirando proveito delas enquanto está na adolescência, pois só assim saberá libertar-se delas quando adulto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário