quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vamos conhecer um pouco mais o nosso corpo II

Os órgãos genitais internos da mulher servem basicamente para a função reprodutiva, não exercendo qualquer papel importante no prazer sexual. A vagina só tem alguma sensibilidade nos primeiros 2 a 3 centímetros, na região em que está envolvida pelos músculos perivaginais. ÚTERO - O útero é o órgão oco por dentro, responsável por receber o óvulo fecundado e gerar a gravidez; ele fica posicionado próximo à bacia da mulher e tem seu formato parecido e do tamanho de uma pêra. Sua parte mais estreita está ligada com o colo do útero e a sua parte mais longa está ligada às trompas de falópio ou tubas uterinas. COLO DO ÚTERO - O colo do útero mantém a comunicação do útero com o canal da vagina, é através de uma abertura (buraquinho) que a menstruação sai e os espermatozóides entram. O colo do útero também serve como divisão do útero com a vagina. TROMPAS DE FALÓPIO - As trompas de Falópio, também conhecidas como tuba uterina, são dois tubos, um de cada lado do útero, que fazem a ligação do ovário com o útero. As suas pontas são como franjas que têm a função de agarrar o óvulo quando este é liberado pelo ovário, colocando-o dentro do tubo para que esse seja encaminhado até o útero.É nas trompas também que ocorre a fecundação, (encontro do óvulo com o espermatozóide). OVÁRIOS - Os ovários, são duas glândulas, do tamanho de uma azeitona, localizadas uma de cada lado do útero. Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios femininos (estrogênio e a progesterona), assim como a produção, armazenamento e amadurecimento dos óvulos. Os ovários começam a trabalhar a partir da primeira menstruação da mulher e se mantêm ativos até a ultima menstruação, quando a mulher entra na menopausa (ausência da menstruação). ÓVULO - O óvulo é a célula reprodutora da mulher, responsável pela fecundação. Após o óvulo ser liberado pelo ovário ele permanece com capacidade de ser fecundado por até 24 horas, perdendo sua ação após esse tempo e sendo absorvido normalmente pelo corpo, quando não fecundado. A cada ciclo menstrual, um óvulo é amadurecido e liberado pelo ovário, sendo que os ovários de alternam de forma que em cada ciclo um ovário libere o óvulo. ENDOMETRIO - O endométrio é uma mucosa que recobre a parte interna da cavidade do útero que durante o ciclo menstrual se prepara para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando não ocorre a gravidez, essa camada se desprende da parede do útero, dando origem assim a menstruação.

3 comentários:

  1. boa noite gostaria de saber porque quem usou o díu demora mais tempo pra engravidar?dias em q menstruei. 27.01.2011.25.02.2011.12.03.2011.01.04.2011.01.05.2011.23.05.2011.13.06.2011.retirei o dí no dia.30.09.2005.tenho convulção.tomo o gardenal 2 vezes ao dia fenitoina 100mg 3 vezes ao dia. dramim b6 também é 3 vezes ao dia. usei o díu durante 7 anos.e deslocou entrou no canal.e agora fiz durante 2 anos tratamento para engravidar eo médico me disse que menstruei mas não tem o óvulo.como assim não entendi porque não tem o óvulo? a mulher não menstrua sem o óvulo porque tem que ter o cíclo,mas ele vem junto não? gostaria de saber pois faz 6 anos q predi minha filha. uns falam porque é dos rémedios e não consigo entender? não tenho respostaspra essa solução.

    ResponderExcluir
  2. já estou com 37 anos e faço 38 anos em agosto deste ano. gostaria muito de ter uma menina. pois a se estivesse viva estaria com 16 anos. sinto muita falta dela. será possível que posso engravidar novamente depois de muito tempo. é possível realizar este sonho novamente?

    ResponderExcluir
  3. espero uma resposta sobre este assunto

    ResponderExcluir