domingo, 4 de julho de 2010
Google anda preocupado com o orkut
Embora o Facebook ainda não tenha decolado no Brasil e o orkut continue como líder, o Google parece estar perdido sobre os rumos de sua rede social.Isso ficou muito claro nas últimas semanas, com a desastrosa tentativa de criar os recados privados. Não significa que o recurso fosse uma má ideia, mas muita gente detestou a nova funcionalidade. Houve uma avalanche de críticas, tão grande que o Google resolveu voltar atrás. Isso mostra que a equipe de engenheiros tentou forçar os usuários a fazer algo que eles não queriam. Ao mesmo tempo, o link “Responder” foi eliminado e trocado por “Comentar”. Tentaram transformar os recados em conversas coletivas, mudando a natureza de algo que está presente desde o início do orkut.
Há pelo menos mais um indício de que o pessoal da empresa está preocupado. No dia 11 de junho, um dos desenvolvedores do Google colocou um post no fórum de ajuda da rede social. O título fala por si mesmo: “Nos ajude a entender por que gostam mais do orkut antigo”. É um sinal de que muita gente ainda prefere a interface velha, mais leve e mais fácil de entender. Na tentativa de concorrer com o Facebook, o pessoal resolveu dar mais visibilidade para as atualizações no novo layout. Só que muita gente não engoliu. O tópico soma 378 respostas até agora, muitas delas escritas por usuários revoltados.
Usar o fórum para ouvir os internautas mostra uma mudança de comportamento na empresa, antes mais acostumada apenas a falar apenas por meio dos blogs oficiais. “O orkut é o melhor dentre os três, principalmente pela funcionalidade e facilidade. Só que infelizmente vocês entraram numa de inovar desesperadamente! E são inovações fúteis!”, disse Jane W, na resposta mais popular do tópico. “Existem inúmeras maneiras de nos agradar, mas vocês batem o tempo inteiro na mesma tecla: privacidade e comentários. Isso virou idéia fixa e vocês não conseguem enxergar que não é o mais importante para nós.” Enquanto eles não enxergam, o Facebook vai comendo pelas beiradas.
E vocês o que acham disso?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário