segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Gravidez na adolescência

Sabemos que muitas adolescentes estão engravidando, hoje, no Brasil. Vamos conhecer um pouco mais sobre a situação da gravidez na adolescência em nosso país:
  • Aproximadamente 27% dos partos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) no ano de 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos, isso quer dizer que a cada 100 (cem) partos, 27 foram em adolescentes, dando um total de 756.553, naquele ano.
  • Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
  • Entre 1993 e 1999 houve aumento de aproximadamente 30% do número de partos feitos no SUS em adolescentes mais jovens, entre 10 a 14 anos. Por que acontece a gravidez na adolescência?

São muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura, falta de cuidado com a prevenção. Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, pois uma gravidez indesejada, são as aquelas que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais. O que encontramos, é que na maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. Porém, não é por isso que esta gravidez não vai ser bem vinda. Quando acontecer de uma adolescente ficar grávida sem ela ter planejado, ela deve tomar todos os cuidados normais de uma gravidez planejada. Desta forma, buscar um serviço de saúde para iniciar o pré-natal, que é o acompanhamento durante toda a gestação. Devemos lembrar que o acompanhamento pré-natal é muito importante em qualquer gravidez, pois é durante o pré-natal que o/a médico/a irá acompanhar o desenvolvimento do bebê e da mãe, verificando se a gestação esta correndo tudo certo. Por isso, o controle pré-natal é muito importante para a adolescente grávida. Quanto mais cedo a adolescente começar o acompanhamento pré-natal, melhores serão os cuidados com a sua saúde e a saúde do bebê e da própria mãe.É importante lembrarmos que a adolescente não fica grávida sozinha, por isso é fundamental que os adolescentes homens também participem de todo o processo de acompanhamento desta gestação, para que assim eles também possam aprender e ajudar nos cuidados necessários durante e principalmente após a gravidez.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a penaviver um Ano Novo! Obrigada pelo carinho, e esperamos sua compania em 2010! Kisses Maureen

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS O que são as DST's? São doenças que podem ser transmitidas (passadas) através do contato sexual. Como se pega? Através do contato sexual com um/a parceiro/a contaminado/a. Quem pode pegar? Qualquer pessoa que tenha atividade sexual ativa pode se contaminar com uma DST, incluindo o HIV-Aids. No entanto, o risco é muito maior nas pessoas que trocam freqüentemente de parceiros/as sexuais e/ou que não usam a camisinha masculina ou a camisinha feminina, em todas as suas relações sexuais. Como elas podem ser percebidas? (Sintomas) Corrimento uretral Corrimento vaginal Verrugas nos genitais Úlceras (feridas, bolhas) nos genitais Irritação (queimação) Tumorações (caroços, ínguas) Assintomáticos (Às vezes não aparece sintoma externo, ou seja, por fora. Por isso é muito importante procurar um serviço de saúde no caso de uma suspeita, mesmo sem ter qualquer um desses sinais) Que conseqüências podem causar? Se não forem tratadas logo e corretamente, as DST podem deixar seqüelas (conseqüências) graves, como por exemplo o comprometimento da capacidade de ter filhos no futuro e da qualidade das relações sexuais.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A sexualidade...

  • Começa no início da vida do indivíduo e termina com sua morte;
  • É mais ampla que a genitalidade;
  • Inclui a reprodução;
  • Busca da satisfação (prazer) como princípio de equilíbrio e sustentação vital (bio-psico-social e espiritual);
  • É constituída de todos os sentimentos que somos capazes de sentir e expressar, qualificados de bons ou de ruins (alegria, tristeza, amor, ódio, solidariedade, egoísmo, inveja, desprendimento, desejo, culpa,etc);
  • É o atributo/manifestação de energia que nos torna únicos em nosso expressar e interagir físico, mental e social no mundo;
  • Acontece no corpo;
  • Tudo que sentimos e vivemos acontece no corpo;
  • Controlando o corpo se controla a sexualidade e vice-versa;
  • Controle externo do corpo, afasta a pessoa de seu próprio corpo e tira a autonomia;
  • A falta de autonomia, dificulta o auto-cuidado;
  • Aumenta a vulnerabilidade;

Instrumentos de controle: Educação repressora contínua dos desejos e sensações físicas e mentais (vigilância e controle físicos). Mecanismos geradores de culpa fundamentados em preceitos e dogmas religiosos (tabus:incesto e virgindade; pecado original, etc). (vigilância e controle mentais). Normalização da sexualidade fundamentada na concepção do sexo como meio exclusivo para a preservação da espécie (outras práticas são consideradas anormais).

Proibição do prazer Saiba que a:

"A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico."

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os órgãos genitais do homem II

Até aqui conhecemos um pouco do que podemos ver do órgão genital masculino, mas e o que não podemos ver? Quais são os órgãos que fazem parte do órgão genital masculino e de seu funcionamento? TESTÍCULOS - Os testículos se concentram dentro do saco escrotal, um de cada lado, eles são responsáveis pela produção do hormônio masculino (testosterona) e pela produção dos espermatozóides. CANAIS DEFERENTES - Os canais deferentes, que estão ligados diretamente aos testículos, através do epidídimo e ao canal da uretra, são responsáveis por levar os espermatozóides até a próstata, quando depois junto com o sêmen serão ejaculados, durante a estimulação do pênis. EPIDÍDIMO - O epidídimo, tem a função de receber e guardar os espermatozóides produzidos pelos testículos, até que sejam, liberado espaços nos canais deferentes para que eles possam sair. VESÍCULA SEMINAL - A vesícula seminal, são duas bolsas parecidas com duas amoras, responsáveis pela produção do líquido seminal. Esse líquido é depositado junto aos canais deferentes, onde junto com os espermatozóides darão origem ao sêmen. PRÓSTATA - A próstata, é uma glândula parecida com uma noz, e junto com a vesícula seminal tem a função de produção do liquido seminal (Sêmen).É importante lembrarmos que é nesta região que ocorre o câncer de próstata, por isso a importância de fazermos a prevenção procurando um serviço de saúde, principalmente os homens entre 50 e 70 anos de idade.Agora que já aprendemos e conhecemos as principais mudanças do nosso corpo, como ele se desenvolve, o órgão genital feminino e masculino; agora é a sua vez de entrar em cena e conhecer seu próprio corpo, cuidando dele e da sua saúde.Cuidar do seu corpo e da sua saúde é um direito seu. Portanto exerça-o! http://www.adolescencia.org.br

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os órgãos genitais do homem

Diferentemente das mulheres como acabamos de ver, o órgão genital masculino está praticamente todo voltado para fora, assim podemos ver o pênis e a bolsa escrotal, onde estão os testículos. Antes de conhecermos cada parte do órgão genital masculino, é importante sabermos que existe grande variação na forma e no tamanho dos órgãos genitais externos masculinos, assim como na cor, quantidade e distribuição dos pelos pubianos. Nenhuma destas variações tem qualquer relação com a virilidade; também não tem qualquer efeito sobre o desempenho sexual do homem, e nem sobre o prazer que ele pode proporcionar à mulher. Você sabia que a média do tamanho do pênis de um brasileiro adulto é de 14 centímetros? PÊLOS PUBIANOS - Os pêlos pubianos, tem a função de proteger o órgão genital, por isso a grande concentração ao seu redor. PÊNIS - O pênis é um órgão genital que tem tripla função: serve para a função sexual propriamente dita (é o órgão do prazer), serve para a reprodução, e serve para a função urinária. Essa é uma das diferenças importantes entre o homem e a mulher, pois a mulher tem órgãos diferentes para cada uma dessas funções.O pênis é coberto por uma pele fina, formando uma prega na ponta, cobrindo assim o corpo e a glande do pênis. GLANDE - A glande, também conhecida como cabeça do pênis, é a parte mais sensível do pênis, ela tem na sua ponta uma abertura por onde sai à urina ou mesmo o sêmen. BOLSA ESCROTAL- A bolsa escrotal, também conhecida como saco escrotal, tem a função de guardar dentro de si os testículos, de forma a proteger e manter os testículos em uma temperatura ideal. A bolsa escrotal, também é recoberta por pelos pelo lado de fora.